XX Congresso da
Associação Junguiana do Brasil

Soma, Psique e Individuação

De 14 a 17 de Junho de 2012

Palestrantes


Conferencistas Internacionais

Jean Knox
Dra. Jean Knox é psiquiatra e psicoterapeuta em consultório particular em Oxford, Inglaterra. Ela é uma analista didata da Sociedade de Psicologia Analítica, membro sênior da associação britânica de psicoterapeutas. Consultora Editorial do Jornal de Psicologia Analítica e professora honorária na Universidade de Kent.

Beverley Zabriskie     
Beverley Zabriskie é uma Analista Junguiana em Nova York, membro fundadora e ex-presidente da Associação Psicanalítica Junguiana.

Conferencistas Nacionais

Denise Gimenez Ramos 
Psicóloga, Analista junguiana, membro da SBPA, professora titular e coordenadora do Núcleo de Estudos Junguianos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP.  Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Mestrado em Clinical Psychology – New School for Social Research (1978) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica e em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde coordena o Núcleo de Estudos Junguianos. Foi vice-presidente da International Association for Analytical Psychology e atualmente é membro do Comitê Executivo e Chair of the Academic Subcommitte dessa Associação, com sede em Zürich.

Elisabeth Bauch Zimmermann
Presidente do Congresso, Psicóloga, Analista Junguiana, Membro Analista da Associação Junguiana do Brasil – AJB; Membro Analista da International  Association of Analythical Psychology (IAAP); Membro fundador do Instituto de Psicologia Analitica de Campinas-IPAC. Professora Doutora do Instituto de Artes da Unicamp. Professora no Curso de especialização em Psicologia Analítica da UNICAMP.

Ernesto G. Boccara 
Artista Plástico, Designer, Arquiteto Urbanista de formação. Professor Assistente Doutor do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS –UNICAMP. Pós-Doutorado Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1996. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, USP, 1991, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, USP, 1984.

Gustavo Barcellos
Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica pela New School for Social Research de Nova York, analista didata da Associação Junguiana do Brasil-AJB e membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica-IAAP. Autor de Jung, Editora Ática; de Vôos e raízes: ensaios sobre imaginação, arte e psicologia arquetípica, Editora Ágora; e de O Irmão: psicologia do arquétipo fraterno, pela Editora Vozes. Conferencista com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior, coordena seminários de psicologia arquetípica desde 1985, tendo traduzido e editado vários títulos de James Hillman. É Editor da Revista Cadernos Junguianos, publicação anual da AJB. Trabalha como psicoterapeuta e analista junguiano em São Paulo.

Joel S. Giglio
Médico Psiquiatra, Membro Analista da Associação Junguiana do Brasil – AJB; Membro Analista da International  Association of Analythical Psychology (IAAP); Membro fundador e Diretor de Ensino em exercício do Instituto de Psicologia Analitica de Campinas-IPAC; Professor associado do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da UNICAMP. 

Júlio Peres
Autor do livro “Trauma e Superação: o que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade ensinam” editora ROCA. Psicólogo clínico e Doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Fez Pós-doutorado no Center for Spirituality and the Mind, University of Pennsylvania.

Walter Boechat
Médico psiquiatra. Tem formação pelo Instituto C.G.Jung de Zurique, Suíça, de 1974 a 1979, onde obteve seu diploma. É membro-fundador da Associação Junguiana do Brasil e do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, onde ele coordena seminários,  supervisões além de outras atividades ligadas à Formação. Tem um Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Tem numerosas publicações no Brasil e no exterior. Publicou recentemente: Mitopoiese da Psique- Mito e Individuação, pela Editora Vozes. É o atual representante da AJB no Comitê Executivo (Diretoria) da International Association for Analytical Psychology (IAAP). 


Palestrantes

Adriana Ferreira
Psicóloga,  Mestre em Artes Visuais pela UNICAMP, Doutoranda em Multimeios pela UNICAMP.  Membro Analista da Associação Junguiana do Brasil – AJB e da International Association of Analytical Psychology – IAAP; Membro do Instituto de Psicologia Analitica de Campinas – IPAC.

Carlos  Rodrigues Brandão
Licenciado em Psicologia e Psicólogo pela PUC do Rio de Janeiro.Mestre em Antropologia pela UNB, Doutor em Ciências Social pela USP. Professo Doutor pela UNICAMP, Livre Docente em Antropologia do Simbolismo pela UNICAMP.] Educador popular desde 1963. Professor colaborador do Doutorado em Antropologia da UNICAMP. Professor vistante senior da U. Federal de Uberlândia. Autor de cerca de 60 livros nas áreas de antropologia, educação e literatura.

Cecilia Strazieri
Psicoterapeuta Junguiana, mestre em psicologia pela Universidade São Marcos e especialização em Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Integrante do grupo Petho Sandor.

Cristina dos Santos Ferreira Tose
Médica Anestesiologista do Hospital Municipal de Paulínia, pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), com certificação em Dor Crônica pela  Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). Responsável pela implantação e coordenação do Ambulatório de Dor Crônica do Centro de Oncologia da Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia e Hospital Municipal de Paulínia – SP. Especialista em Psicologia Analítica pela Unicamp. Atualmente aluna do curso de Formação de Analista Junguiana pelo Instituto de Psicologia Analítica de Campinas (IPAC). 

Denise Amorelli
Psicóloga, Doutora em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Saúde Mental, Professora de Biodança. Área de atuação clinica: Psicologia Analítica e Psicossomática. Formação Analítica pelo Instituto de Psicologia Analítica de Campinas, filiado à Assoc. Junguiana do Brasil e à IAAP. Professora colaboradora do IPAC. Atualmente ministra cursos de especialização Unicamp, Unifal, Puc BH. Clinica em Alfenas, Campinas e São Paulo. Livro Estudos sobre a Homossexualidade, Vetor Editora.

Irene Gaeta
Doutora em Psicologia Clínica PUC-SP – coordenadora do curso de Pós-Graduação em Psicoterapia Junguiana UNIP e do curso Corpo e Arte – na segunda metade da vida segundo Carl Gustav Jung na PUC – SP (COGEA), autora livro Psicoterapia Junguiana – Novos Caminhos na Clinica – O uso de mandalas e Calatonia Editora Vetor.

José Jorge Zacharias
Psicólogo, Mestre em Psicologia Escolar (USP), Doutor em psicologia Social (USP), Especialista em psicologia junguiana pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Professor Universitário desde 1985, Analista  Membro da Associação Junguiana do Brasil, filiada a International Association for Analytical Psychology, membro do Instituto de Psicologia Analitica de Campinas e do  Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP).  Consultor do Grupo Catho e Diretor da BPZ Consultores Associados, Autor do teste de tipos psicológicos QUATI e do exercício DTO. Autor de livros sobre tipologia junguiana, psicologia e religião, religiosidade afro-descendente e orientação profissional. Foi presidente da Associação Paulista de Organistas.  

Leticia Capriotti
Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica, membro da Associação Junguiana do Brasil (AJB), filiada a International Association for Analytical Psychology, membro do Instituto Junguiano do Paraná (IJPR) e do Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP). 

Lucia Helena Hebling Almeida
Profa. Dra. Lúcia Helena Hebling Almeida, psicóloga clínica, doutora em Ciências Médicas UNICAMP – Mestre em Ciências da Motricidade – UNESP – Esp. em Cinesiologia “Sedes Sapientiae”, Profa. colaboradora do Lab. de Saúde Mental, Espiritualidade e Religiosidade (LASER) do Depto de Psicologia Médica e Psiquiatria – FCM – UNICAMP. Co-autora dos livros “Corpo e Individuaçao” – Ed. Vozes e “Quem tem medo do Dr. House” – Primavera editorial.

Marion Gallbach
Psicóloga e Analista Junguiana. Fez sua formação de analista no C. G. Jung Institute de Zurique, é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e da International Association for Analytical Psychology. Mestra e doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.  

Márua Roseni Pacce
Analista didata, membro do Instituto Junguiano de São Paulo (Ijusp), membro da Associação Junguiana do Brasil (AJB) filiada à Internacional Association for Analytical Psychology ( IAAP). Historiadora em sua primeira formação fundou o Nucleo de Yoga Ganesha em São Paulo em 1982, onde realiza um trabalho integrado como analista junguiana e professora de yoga. 

Mathieu Tubino
Mestre em Química (UNICAMP); Dr. em Ciências (UNICAMP); Pós-doutorado (Univ. Lausanne-Suíça), Professor Titular do Instituto de Química (UNICAMP). 

Mohamed Habib
Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Alexandria no Egito, onde também obteve o Mestrado, em 1968. Professor Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Chefe eleito do Depto. de Zoologia do Inst. de Biologia da UNICAMP, Diretor eleito do Inst. de Biologia da UNICAMP, de setembro de 1990 a setembro de 1994. Membro titular no Conselho Universitário/UNICAMP como representante eleito dos professores MS-6, nos períodos de maio de 1995 a maio de 1997 e de maio de 1997 a maio de 1999 e Coordenador de Relações Institucionais e Internacionais da UNICAMP. 
Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP.

Paulo Baeta
Psicólogo, Membro Analista da Associação Junguiana do Brasil – AJB; Membro Analista da International  Association of Analythical Psychology (IAAP); Membro fundador do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas. 

Regina Sampaio
Psicóloga Clinica, em formação para analista pelo Instituto Junguiano de São Paulo – IJUSP.

Renata  Whitaker
Psicóloga Clínica, Analista Junguiana e terapeuta de Sandplay, membro didata do Instituto Junguiano de São Paulo-IJUSP, da Associação Junguiana do Brasil-AJB, da International Association for Analytical Psychology-IAAP (Suíça) e da Intenational Society for Sandplay Therapy – ISST (Suíça).

Régis de Morais
É formado em filosofia e ciências sociais pela Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), é mestre em filosofia social pela PUC-Campinas, Professor Doutor pela PUC-Campinas, Professor Doutor pela UNICAMP e doutor em educação pela UNICAMP. Atualmente é professor titular aposentado da UNICAMP e professor titular da PUC-Campinas e UNISAL.

Roger Naji El-khouri
Musicoterapeuta, psicólogo e candidato a analista junguiano pelo Instituto de Psicologia Analítica de Campinas (IPAC), filiado à Associação Junguiana do Brasil (AJB) e à International Association for Analytical Psychology (IAAP). É especialista em psicologia analítica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em musicoterapia pela Anglia Politechnic University (APU).
Atua profissionalmente como psicólogo clínico e como professor universitário, tendo lecionado em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de musicoterapia, arteterapia, psicologia, pedagogia e psicopedagogia.

 Suzana Paiva
Psicó­loga clínica, doutoranda em Ciências Médicas (UNICAMP), Mestre em Psicologia (PUC Minas), Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar, espe­cialista em Clínica e Hospita­lar, Psicologia Analítica ( Mitologia Grega e Filosofia Oriental), Membro fundador do Grupo Mineiro da Simbólica Junguiana. Foi professora no Modern American Institute, nas Universidades Newton Paiva e FUMEC, e no Hospital Prontocor, com o Curso de Psicologia Hospitalar, sendo também coordenadora do Departamento de Psicologia do Hospital. Mantém ativida­des de pesquisa e orientação nas áreas da Cardiologia, da Mastologia e da Oncologia. Ar­tigos publicados em livros, revistas e anais, Com o artigo “Síndrome de Takotsubo: quando o estresse emocio­nal faz partir o coração”, recebeu o premio de melhor trabalho do XVII Congresso Brasileiro de Medicina Psi­cossomática, 2010. Prefácios de dois livros sobre Filosofia Oriental editados no Brasil e na Argentina.

Victor Palomo
Médico Psiquiatra, membro analista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica – SBPA.

 

Realização
Ipacamp
Organização
Eventus
Apoio
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia
Instituto C.G. Jung MG
Instituto Junguiano Paraná
Instituto Junguiano RJ
Instituto Junguiano RS
Instituto Junguiano de SP
Instituto Junguiano de SP